sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Phi - Scalene - Consciência Negra significado Analise da Letra #130 pensando nisso

 

 


Fala amante da música tudo bem com você? Pensando sobre o feriado da consciênc ia negra, eu trago uma música que na minha opinião é muito importante pois sua letra prega o pertinente argumento de que somos iguais, e critica de forma metafórica pessoas que tem preconceito com seus semelhantes.
O nome da canção vem da letra grega Phi, que representa uma constante matemática chamada proporção áurea, que é utilizada para estabelecer harmonia em formas geométricas, desenhos, construções arquitetônicas etc.
Abre aspas para o Gustavo Bertoni “Eu estava lendo um livro sobre a razão áurea, e comecei a escrever sobre isso. Para mim, é algo ligado à empatia, à união, à natureza e ao momento que vivemos.” fecha aspas.
Ficou curioso pra letra dessa música? Então depois da vinheta eu analiso a letra completa pra vc.
[Vinheta]
phi, trata de igualdade, empatia e esperança. Ao contrário do que a banda já fez anteriormente com músicas distópicas, como A Luz e a Sombra, aqui a composição imagina uma utopia onde as diferenças de crença, raça e orientação sexual são deixadas de lado para dar lugar ás nossas semelhanças, dando condições para um mundo onde o medo e o ódio não possuem espaço. A música resgata os instrumentais utilizados em XXIII (23) – música que abre o DVD Ao Vivo em Brasília. No princípio os fãs da banda criaram toda uma mitologia e teoria da conspiração entre essa introdução do DVD e a música phi. As iniciais PHI são, assim, transformado em Phi, este símbolo foi escolhido para dar uma referência à filosofia e a sabedoria.
https://youtu.be/M_7i9VlffHU

 
Agora vamos analisar os versos:

Já que o todo está para o maior
Como o maior está o menor
Entre razões, fórmulas e mais
O que me difere de você?

Gustavo começa com uma reflexão curiosa que culmina em uma pergunta que muitos fazem, mas ninguém sabe realmente listar de maneira concreta diferenças que justifiquem as pessoas tratarem de forma desigual sujeito A ou B.

Em perfeita simetria foi
Construído templos e portões
O que então pretende separar
Se a harmonia em nós está

Novamente o eu lírico argumenta sobre pq as pessoas insistem em separar pessoas se a harmonia está em nós, ou seja, somos iguais...não devemos segregar ser humano A de ser humano B.

Cor, credo e quem você ama
Não importará, portas se abrirão
Livre sambe, sambe então

O refrão me remete a música Imagine do John Lennon, se vc quiser que eu análise é só deixar nos comentários...imaginar um mundo livre de preconceitos abriria portas para uma harmonia. Para algumas pessoas colocar a palavra sambe pareceu tola e estranha para uma banda de Rock, porem o contexto desse refrão remete a figura de linguagem do samba ser um ritmo festivo de dança, então se pensarmos dessa forma sambar seria uma metáfora pra ser feliz quando todos realmente entenderem que somos iguais.

Algo em nós que recusamos ver
Não somos o melhor que podemos ser
Tentamos esconder e justificar
Os traços que julgamos nos separar

Novamente o argumentos do Bertoni são incisivos e quebram paradigmas de que sermos iguais não significa que somos perfeitos, e os traços aqui me parecem ter relação com etnia, que realmente não separa as pessoas, pq fulana tem o nariz grande, ou é negro,ou tem o olho puxado, esses traços não nos separam, somos iguais.

Cantamos:
Medo é falsa proteção
Raiva fere a razão
Ódio em nós está
Precisamos nos curar

As vezes dizemos que temos medos pra ficar numa zona de conforto, e pelo simples fato de não querer abrir a cabeça pra novas possibilidades, a raiva ferir a razão me fez lembrar Michael Corleone naquela frase que diz pra não odeie seus inimigos pois afeta o raciocínio, aqui no verso é a mesma coisa, a raiva só atrapalha seu raciocínio, sua razão.
Esse ódio intrínseco só nos trás coisas negativas, então o eu lírico propõem que devemos nos curar desse mal.

Algo em nós que recusamos ver
Estamos longe do que devemos crer
Seremos mais ao menos ser

Gustavo finaliza com uma excelente reflexão: esse preconceito enraizado que muitos recusam a ver como ódio ou aversão ao seu semelhante, é de fato estar muito distante de uma ideologia de igualdade entre nossa espécie, então chegaremos a um nirvana a partir do momento que somos iguais.

bom, eu espero que voce tenh gostado dessa analise, se gostou não esqueça de deixar seu like, se inscrever e compartilhar com os fãs da Scalene e para seu amigo que tbm gosta dessa canção, vou ficando por aqui, na tela uma playlist com todos os rocks que eu já analisei, clique pra assistir que está incrivel, muito obrigado pela sua audiencia tchau!



quarta-feira, 4 de novembro de 2020

ESTUPRO É ESTUPRO (Justiça para Mariana Ferrer)ataques a blogueira durante julgamento sobre estupro provocam indignação.




Sem entrar no mérito jurídico do caso. Isso cabe aos especialistas do direito e demais estudiosos. Algumas coisas devem ficar claras:

NENHUM homem tem o direito de mexer com uma mulher na rua.

NENHUM homem tem o direito de assediar um mulher nos meios de transporte.

NENHUM homem tem o direito de estuprar uma mulher ainda que ela ande pelada.

Moralismo, religiosidade, pudor, etc, é outro tipo de debate!

Sidney 


O tratamento recebido por uma jovem durante o julgamento do homem que ela acusou de estupro em Santa Catarina provocou indignação, reação do Conselho Nacional de Justiça e críticas de ministros de tribunais superiores.

A blogueira Mariana Ferrer acusa o empresário André de Camargo Aranha de tê-la estuprado em dezembro de 2018, em um camarim privado, durante uma festa em um beach club em Jurerê Internacional, em Florianópolis. Ela tinha 21 anos e era virgem.

As únicas imagens recuperadas pela polícia mostram Mariana na companhia do empresário. Ela suspeita que tenha sido drogada e que, por isso, não sabe exatamente o que aconteceu. Nas roupas dela, a perícia encontrou sêmen do empresário e sangue dela. O exame toxicológico de Mariana não constatou o consumo de álcool ou drogas.

Mariana Ferrer — Foto: Reprodução

Mariana Ferrer — Foto: Reprodução

Em depoimento, André Aranha disse que fez sexo oral. A defesa do empresário diz que ele não estuprou Mariana.

O inquérito policial concluiu que o empresário havia cometido estupro de vulnerável, quando a vítima não tem condições de oferecer resistência. O Ministério Público denunciou o empresário à Justiça.

Durante o processo, o promotor do caso foi transferido para uma outra promotoria e o entendimento do novo promotor foi o de que o empresário não teria como saber que Mariana não estava em condições de dar consentimento à relação sexual, não existindo, assim, o dolo, a intenção de estuprar. Essa conclusão do promotor está sendo chamada de "estupro culposo". Aranha foi absolvido.

Ataques a blogueira durante julgamento sobre estupro provocam indignação

Ataques a blogueira durante julgamento sobre estupro provocam indignação

Na sentença, o juiz Rudson Marcos concluiu que não havia provas suficientes para a condenação - só a palavra da vítima - e que, na dúvida, preferia absolver o réu. A tese de um estupro sem dolo causou espanto, assim como a atuação agressiva do advogado do empresário nas audiências de instrução do processo.

O caso voltou à tona nesta terça-feira (3) depois que o site The Intercept Brasil publicou o vídeo de uma audiência do caso em que o advogado de defesa, Cláudio Gastão da Rosa Filho, exibe fotos sensuais feitas por Mariana Ferrer quando era modelo profissional, definindo-as como "ginecológicas"; ele afirma ainda que "jamais teria uma filha" do "nível" de Mariana e, ao vê-la chorar, diz:

- Não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso e essa lábia de crocodilo.

É possível ver, no vídeo da audiência, que a jovem reclamou do interrogatório para o juiz.

“Excelentíssimo, eu estou implorando por respeito, nem os acusados são tratados do jeito que estou sendo tratada, pelo amor de Deus, gente. O que é isso?”, diz ela.

O juiz avisa Mariana que vai parar a gravação - a audiência foi feita por vídeoconferência - para que ela possa tomar água e pede para o advogado manter um “bom nível”.

A defesa de Mariana Ferrer repudiou a sentença do Poder Judiciário catarinense e reforçou que só a vítima pode afirmar se houve ou não consentimento, não o promotor ou o juiz.

A Corregedoria Nacional de Justiça abriu investigação sobre a conduta do juiz Rudson Marcos durante audiência no processo.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) declarou que manifesta-se em veemente repúdio ao termo "estupro culposo" e que vai acompanhar os desdobramentos dos recursos apresentados pela vítima.

O Ministério disse ainda que acompanha o caso desde 2019 e que já enviou ofícios ao Conselho Nacional de Justiça, ao Conselho Nacional do Ministério público, à OAB e ao Corregedor-Geral do Ministério Público de Santa Catarina.

Em 9 de outubro, a Corregedoria Nacional do Ministério Público instaurou reclamação disciplinar para apurar supostas irregularidades da atuação do membro do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. A reclamação foi instaurada com base em representação feita pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes se manifestou sobre o caso em uma rede social: "As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram".

Senadores também se manifestaram. Fabiano Contarato (Rede-ES), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disseram que entraram com representação no CNJ sobre o caso. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) afirmou em uma rede social que houve "humilhação". "Advogado e juiz rasgaram lei e desonraram Justiça. MP alegou estupro culposo, tipificação inexistente. Réu absolvido. Cuspida na cara das brasileiras, que exigem respostas".

Mara Gabrilli (PSDB-SP) escreveu em uma rede social: "Envergonha-me viver em um país onde inventam até crimes para proteger criminosos. Estupro culposo é uma aberração jurídica que só alimenta a impunidade. É a covardia e o machismo prosperando no Brasil dos perversos poderosos".

Alvaro Dias (Podemos-PR) afirmou que "causou revolta nas redes sociais o julgamento em que o acusado de estupro de uma moça em Santa Catarina foi inocentado sob alegação de que teria cometido um 'estupro culposo', uma aberração que sequer existe no ordenamento jurídico. E pior: na audiência, a vítima do estupro foi humilhada, assediada moralmente e tratada pior do que um assassino por um advogado que agiu de forma inescrupulosa, sexista e misógina".

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) afirmou em rede social que "As recentes revelações do caso Mari Ferrer mostram o quanto o machismo e a misoginia estão impregnados nas instituições, sobretudo no Judiciário".

O deputado Paulo Ganime (Novo-RJ) disse que "o caso da Mari Ferrer é uma soma de absurdos. Desde a conduta dos 4 sujeitos presentes na cena que assistimos no vídeo até a sentença que absolveu o réu 'criando' a aberração do 'estupro culposo'. Estupro é estupro. E não existe argumento que justifique tal crime".

Em nota, o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho disse que "André de Camargo Aranha inocente da acusação de estupro, acatando a alegação final do Ministério Público e a tese da defesa para que fosse julgada improcedente a denúncia contra André Aranha." Leia a íntegra:

“Não podemos falar muito em respeito ao sigilo do Processo, mas gostaria de esclarecer alguns pontos importantes sobre a matéria publicada pelo The Intercept, que gerou uma onda massiva de comentários equivocados sobre o caso.

O magistrado considerou André de Camargo Aranha inocente da acusação de estupro, acatando a alegação final do Ministério Público e a tese da defesa para que fosse julgada improcedente a denúncia contra André Aranha. Ou seja, os fatos foram completamente esclarecidos após investigação policial e nos autos processuais, os quais constataram que houve uma relação consensual entre duas pessoas e foi atestado que ambos estavam com a sua capacidade cognitiva em perfeito estado, conforme atestam os laudos e confirmam os peritos. É importante ressaltar que o termo utilizado na matéria “estupro culposo” não é uma terminologia jurídica existente, e em nenhum momento foi utilizado pelo magistrado.

O caso foi tratado com a devida legitimidade pelo Ministério Público e prestamos esse esclarecimento visando o combate à desinformação que informações mal interpretadas, descontextualizadas e equivocadas podem gerar”.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Ministério Público de Santa Catarina:

MPSC reafirma que réu foi absolvido por falta de provas por estupro de vulnerável

Não é verdadeira a informação de que o Promotor de Justiça manifestou-se pela absolvição de réu por ter cometido estupro culposo, tipo penal que não existe no ordenamento jurídico brasileiro. Salienta-se, ainda, que o Promotor de Justiça interveio em favor da vítima em outras ocasiões ao longo do ato processual, como forma de cessar a conduta do Advogado, o que não consta do trecho publicizado do vídeo.

A 23ª Promotoria de Justiça da Capital, que atuou no caso, reafirma que combate de forma rigorosa a prática de atos de violência ou abuso sexual, tanto é que ofereceu denúncia criminal em busca da formação de elementos de prova em prol da verdade. Todavia, no caso concreto, após a produção de inúmeras provas, não foi possível a comprovação da prática de crime por parte do acusado.

Cabe ao Ministério Público, na condição de guardião dos direitos e deveres constitucionais, requerer o encaminhamento tecnicamente adequado para aquilo que consta no processo, independentemente da condição de autor ou vítima. Neste caso, a prova dos autos não demonstrou relação sexual sem que uma das partes tivesse o necessário discernimento dos fatos ou capacidade de oferecer resistência, ou, ainda, que a outra parte tivesse conhecimento dessa situação, pressupostos para a configuração de crime.

Portanto, a manifestação pela absolvição do acusado por parte do Promotor de Justiça não foi fundamentada na tese de "estupro culposo", até porque tal tipo penal inexiste no ordenamento jurídico brasileiro. O réu acabou sendo absolvido na Justiça de primeiro grau por falta de provas de estupro de vulnerável.

O Ministério Público também lamenta a postura do advogado do réu durante a audiência criminal, que não se coaduna com a conduta que se espera dos profissionais do Direito envolvidos em processos tão sensíveis e difíceis às vítimas, e ressalta a importância de a conduta ser devidamente apurada pela OAB pelos seus canais competentes.

Salienta-se, ainda, que o Promotor de Justiça interveio em favor da vítima em outras ocasiões ao longo do ato processual, como forma de cessar a conduta do Advogado, o que não consta do trecho publicizado do vídeo.

O MPSC lamenta a difusão de informações equivocadas, com erros jurídicos graves, que induzem a sociedade a acreditar que em algum momento fosse possível defender a inocência de um réu com base num tipo penal inexistente.

DONALD TRUMP X JOE BIDEN.




O mundo espera ansioso o resultado das eleições americanas. De um lado o atual presidente Donald Trump tentando a reeleição. Do outro, Joe Biden tenta chegar pela primeira vez a Casa Branca. Dizem que Trump representa a extrema direita e Joe à esquerda ou os chamados progressistas. Se tais esteriótipos ideológicos são verdadeiros não dá para saber totalmente (ou dá?). O que se sabe é que a depender do resultado isso terá um forte impacto no Brasil já que o nosso atual presidente da República Jair Bolsonaro é declaradamente um aliado de Trump.

Sidney

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Resumo Max Weber - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

 

 

 

Max Weber - 1864 


Foi um sociólogo alemão, podemos considerar ele um dos pais da sociologia.
Weber cresceu em meio as mudanças drásticas em seu pais causado pela revolução industrial, o crescimento rápido das cidades e das indústrias, a elite formada pelos donos dessas grandes indústrias substituem o poder aristocrático, Weber passou sua vida observando essas mudanças, e a partir desse aprendizado empírico ele destaca pontos chave para entendermos o funcionamento do capitalismo.
1 - Por que o Capitalismo existe?
De bate pronto poderíamos responder que o capitalismo surge do desenvolvimento e dá tecnologia, especificamente naquela época com os motores a vapor. Entretanto Weber trás uma visão diferente, eu eu diria até mais interessante: O que tornou o capitalismo possível foi um conjunto de ideias religiosas, e não qualquer religião, o capitalismo foi criado pela religião protestante, mais especificamente pelo Calvinismo. na sua obra "a ética protestante e o espírito capitalista" de 1905. Nesse livro Weber construiu argumentos do porque acreditava que o protestantismo cristão foi peça fulcral no desenvolvimento do capitalismo.
I - O protestantismo te faz sentir culpado.
Weber analisa que os católicos são sortudos, pois podem cometer seus pecados e se confessarem regularmente para serem "limpos" pelos padres. Essa purificação no entanto não está disponível para os protestantes. Eles acreditam que apenas Deus pode perdoar alguém, e isso não vai acontecer até o dia do juízo final. Até lá Weber argumenta, protestantes guardam altos níveis de ansiedade por pensar nessa necessidade vitalícia de provar que são pessoas de bem a um Deus severo que vê tudo, sem falar nada.
II - Deus gosta de trabalho duro.
Na visão de Weber o sentimento de culpa era direcionado para obsessão em trabalho duro. Isso Weber classificou como: A Ética de Trabalho Protestante.
Os pecados do homem só podiam ser pagados através de uma labuta constante. Não coincidentemente os protestantes tinham bem menos festivais e dias de descanso. Na cabeça deles Deus não gostava de tempo livre.
III - Todo trabalho é sagrado.
Na religião católica os trabalhos considerados sagrados eram apenas de padres, monges e freiras, entretanto os protestantes declaravam que todo tipo de trabalho poderia ser em nome de Deus, até mesmo trabalhos como gari ou engenheiro, isso trouxe uma moral e seriedade para qualquer profissão.
IV - É a Comunidade, e não a família que conta.
Em países de maioria católico podemos perceber que a família é a base de tudo, um exemplo é O Poderoso Chefão, em que a cultura italiana de família é muito forte, não é a toa que Roma é o local de mais potencial católico pela presença do Papa, que é considerado o líder mundial da igreja católica. Já os protestantes não viam a família como a principal base, a família poderia ser um refugio para atitudes negativas como ser mesquinho ou egoísta. Os primeiros protestantes começaram a disseminar a ideia de que deveríamos utilizar nossas energias para a comunidade em geral, priorizando o macro onde todos deveriam viver com justiça e dignidade.
V - Não existe milagres.
O protestantismo e o capitalismo científico, não acreditavam nos milagres, Weber chamou isso de "desencantamento do mundo", em vista disso, eles não consideravam que a prosperidade era fruto de misteriosas vontades de Deus, ser rico ou pobre só dependia do trabalho duro do homem, por não acreditar em milagres, eles buscaram nas ciências a explicação e o entendimento das mudanças, o que obviamente incentivou as investigações e descobertas científicas que esporadicamente, traziam evoluções significativas para tecnologia.
Aos olhos de Weber esses cinco fatores foram fundamentais para a concretização do Capitalismo.
Karl Marx afirmava que religião era o opio da massa, uma droga inofensiva para quem consumia, mas que induzia os fiéis a aceitação passiva dos horrores do capitalismo.

[se você quiser saber mais sobre Marx deixe nos comentários] - texto na tela

Entretanto Weber virou essa premissa do Marx de ponta cabeça, dizia ele que as pessoas não engoliam o capitalismo por causa da religião, na verdade elas só se tornaram capitalistas por consequência da religião

2 - Como desenvolver o Capitalismo pelo mundo?

Ao redor do mundo existem mais de 35 países que tem o capitalismo bem desenvolvido, ele talvez funciona melhor na Alemanha onde Weber começou suas observações, mas nas 161 nações restantes, o capitalismo não está tão bem assim. Isso é razão para grande perplexidade e angustia, milhares de dólares são transferidos das partes ricas para as partes pobres. Contudo uma analise Weberiana vai apontar que dar dinheiro para os pobres não é uma solução funcional, pois a principio o problema não é só dinheiro.
Para Weber países que não são bem sucedidos com o capitalismo estão ligados a falta de ansiedade e culpa suficiente, explico melhor: Eles creem num milagre que vai vir até eles, e festejam o "presente", sem pensar no "amanha"...é como vc que fez uma divida maior que seu salário e espera que um milagre não acabe com sua saúde financeira. Fora a questão de "roubar" a Comunidade para dar a sua família, que é o que vemos todos os dias em boa parte da nossa classe política. Favorecer seus pares corruptos em detrimento da população que paga impostos e pouco tem de retorno.

Nos dias atuais se alguém pergunta-se para Weber como expandir o capitalismo no Brasil, ele diria para focar no que hoje é equivalente a religião, que é a cultura, porque é por intermédio das atitudes de uma nação, esperanças e um sentido pra vida que uma economia pode florescer ou afundar.
Já na questão da redução da pobreza e consequentemente na redução da desigualdade social, Weber diria para começar no campo das ideias, por exemplo o Banco mundial e o FMI não deveriam financiar a África subsaariana, na visão Weberiana, com dinheiro e tecnologia, mas sim com novos pontos de vista. A questão central para uma economia não deveria ser a taxa de inflação mas o que é apresentado na TV de noite que normalmente são programas de entretenimento barato.

3 - Como podemos mudar o mundo?

Weber escreveu na era das revoluções, e ele também queria que as coisas mudassem, porem ele acreditava que era necessário primeiramente entender como funciona o poder político.
Na visão de Weber a humanidade passou por 3 tipos diferentes de poder:
As sociedades antigas funcionavam com o que ele chamou de "Autoridade Tradicional" que era a forma de os Reis ludibriar o povo com folclore e divindade para justificar o seu poder.
Depois veio a "Autoridade Carismática" onde um indivíduo heroico como Napoleão Bonaparte poderia subir ao poder por conta desse carisma magnético, ou seja, um líder que atrai o povo e o respeita mudando tudo por meio de sua paixão e força de vontade.
No entanto Weber descreve uma terceira era de poder conhecida como "Autoridade Burocrática": Um burocrataca consegue seu poder através do conhecimento, o burocrata sabe como as coisas funcionam, e essas coisas levariam anos pra alguém da massa compreender, e por consequência a maioria de nós desistiria, o que é extremamente útil para o poder estabelecido. O domínio dos burocratas tem enorme implicação para qualquer um que almeja mudar uma nação, alterar sua engrenagem sólida de poder, no Brasil e no mundo existe uma crença compreensível, mas equivocada de que só precisamos trocar de líder, como vemos de quatro em quatro anos na presidência. Mas na realidade remover o líder quase nunca teve o impacto que se esperava, pois o presidente é só uma parte dessa grande engrenagem de poder. Se desejamos que as coisas melhorem, muitas coisas precisam ser feitas, desde processos internos, burocráticos e menos dramáticos, ela pode vir de evidencias estatísticas, relatórios detalhados a ministros, testemunhos a comissões legislativas e revisões precisas das finanças publicas.
Weber nos mostra como o poder funciona agora, e nos lembra que ideias podem ser muito mais importantes que ferramentas ou dinheiro na mudança das nações.
Sua tese é muito significante, com Weber aprendemos que muito do que associamos com forças externas vastas e impessoais, é na verdade, dependente em algo fundamentalmente intimo e, quem sabe, mais maleável: O pensamentos em nossa cabeça

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

"indios" - Legião Urbana - significado Análise da Letra #48 - Pensando Nisso.


fala amante da musica, hoje mais uma musica muito foda da Legião Urbana, que tem diversas lendas sobre seu significado, mas vou lhe contar a historia verdadeira! depois da vinheta eu conto pra vc!
[vinheta]
numa entrevista de Dado vila lobos ao site o globo, ele conta como foi a produção dessa musica no livro Memórias de um legionário:
dado explica que Inicialmente, a música não tinha letra, era uma linha melódica harmônica que o Renato tinha criado no teclado,o instrumental de 'Índios' tinha sido gravado e, quando o disco estava para ser fechado, o dado conta que renato escreveu a letra e Logo em seguida, abriu um microfone no estúdio 3 da EMI, gravou o vocal (lendo a letra) e perguntou para os companheiros se estava bom, dado disse que ficou ótimo, mesmo assim essa voz foi refeita algumas vezes pois renato ainda queria acertar a melodia então a musica teve mais alguns ajustes.
Quando o Renato começou a cantar a letra, as estrofes não encaixavam direito na base e extrapolavam o tempo da música. O produtor da legião teve então que inventar um final ali na hora, tirando subitamente a bateria, o baixo e os teclados, e inserindo o tema final do violão junto com o som de "ventania" do teclado

Vale ressaltar que o nome da musica ter aspas, tem um grande significado, ele coloca os índios como seres inocentes e puros na época em que salvaram Pedro alvares Cabral que estava perdido e parou onde conhecemos como porto seguro hoje, a intenção dessas embarcações portuguesas era chegar até a índia dando a volta no continente africano, talvez se não fosse essa ingenuidade dos indios, o Brasil seria outro! o "indios" é Renato Russo, isso é curioso, pois em varias musicas da legião renato usa personagens pra falar de si mesmo, pode até parecer egocentrismo, mas as letram tem um material tão vasto intelectual, que podemos interpretar de diversas formas. no caso de índios, pessoas ligadas a renato dizem que ele escreveu a musica apos uma tentativa de suicídio cortando os pulsos, o cantor sempre muito reservado disse apenas que foi acidente, não para se “matar nem nada. Foi frescura, estava bêbado” explicou ele na época.

Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha

nesse primeiro verso ele deixa claro a má intenção dos colonizadores com os indios, que entregaram o ouro sem saber o quão valioso aquilo era, apenas por achar belo por conta do brilho e das cores, como prova de amizade entregou de mão beijada, é o que Don Corleone faria, mas ao contrario dos pobres indios, que nada fizeram com a "recusa" de amizade dos indios, Vito daria um jeito de acabar com os interesses da trupe de Cabral.
[cena don corleone]
Renato faz uma analogia com a historia do brasil e sua realidade atual, onde demonstra metaforicamente o comportamento egoísta e mesquinho do ser humano, que só queria se aproximar de renato por interesse de fama e dinheiro.

Quem me dera ao menos uma vez
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano de chão
De linho nobre e pura seda

mais uma vez renato trabalha com a metáfora pra exemplificar a ingenuidade dos índios com relação a sua propiá ilusão de que havia amigos de verdade, que era brincadeira esse interesse velado nos bens matérias e não no homem amigo

Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender

essa estrofe é bem curiosa pois pode se referir a "catequese religiosa" que os colonizadores trouxeram para os indios, impor uma religião, a um povo que acreditava na mãe natureza, essa metáfora explica os sentimentos depressivos de renato que ninguém consegue entender.

Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente

os índios não tinham uma perspectiva de um futuro de evolução tecnológica de maquinas, estavam felizes com o cultivo do alimento proprio e vida tranquila e amigável entre seus pares, a historia se repete na revolução industrial, onde camponeses queriam viver sua vidas tranquilas e veio a industria para impor o trabalho escravo e o consumo desenfreado, nesse verso renato russo simplesmente quer dizer que as pessoas não querem mais o bem uma das outras como antigamente, é uma sociedade capitalista onde é cada um por si.


Quem me dera ao menos uma vez
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
Fala demais por não ter nada a dizer

renato queria poder provar que mesmo com todo o sucesso e riqueza, ele não era feliz, pois não tinha as coisas simples da vida, ele critica uma sociedade que sempre quer mais, que a cobiça domina e destrói, corpos vazios, mentes vazias, cheias de ego, mas sem nada a dizer.

Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante

nesse verso vemos a alegoria do que era simples para os indios, para os colonizadores era o contrario, havia um interesse por trás na exploração do Brasil, Renato está falando que chegou num estagio da sua vida, em que queria mostrar para as pessoas que o singelo da vida é o mais importante, e não o egocentrismo de pessoas destrutivas.

Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente

mais uma metáfora muito bem colocada por renato russo, quando os colonizadores descobriram as riquezas do Brasil, a exploração foi devastadora, em "troca das terras", os colonizadores davam "presentes" como espelhos, colares, utensílios da época, justamente para escravizar, e em alguns casos extremos de tribos mais arredias eles matavam os indios de forma cruel para obter a terra.
Nesse caso a simbologia do espelho é que renato queria que as pessoas "olhassem para o próprio umbigo" pra ver o quanto vivemos num mundo louco: onde fazer o certo é errado, e fazer o errado é o certo.

Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três

na doutrina cristã existe a santíssima trindade: o Pai, Filho e Espirito Santo.
essa é uma referencia as missões jesuítas que tentavam converter os índios, no caso Pai é Deus, O Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas há um só Deus. Obviamente era confuso para o indio que acreditava na mãe natureza, entender que deus era uma unica coisa que denominava poder supremo para castigar os "pecadores" e levar as "pessoas boas" para o céu.

E esse mesmo Deus foi morto por vocês
Sua maldade, então, deixaram Deus tão triste

esse é um dos versos mais bonitos e coerentes dessa letra, dá até uma emoção de refletir sobre ela, o mesmo Deus que os homens brancos diziam amar, foi assassinado por "eles mesmos", então que amor é esse? Renato está explicando essa contradição pois se eles acreditam em Deus, essa divindade está realmente triste com a "deturpação das palavras de Deus", vale ressaltar que o brasil não foi colonizado de forma amistosa como descreve alguns livros de "historia", pois teve como maior aspecto a exploração da terra, pau brasil, e riquezas naturais que o Brasil tem até hoje, utilizavam mão-de-obra escrava dos mais fracos como indios nativos e africanos trazidos do continente vizinho, e os que resistiam eram mortos sem piedade.
A figura que renato quer representar é que ele está cansado de tanta falsidade, sua depressão só se agrava ao ver o quanto o ser humano pode ser mal.

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho

aqui literalmente esta falando dele mesmo, sua tentativa de suicídio cortando os pulsos para sangrar sozinho.

Entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim

aqui ele está se referindo a única resposta que ele poderia obter, de si próprio, pois sangrando sozinho ele entendeu que só ele poderia sair daquela situação, provavelmente uma referencia a fé que podemos ter em algo que vai nos fazer lutar contra a depressão.

E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi

provavelmente Renato fala do deus dos índios que seria a mãe natureza
Esse Deus entende a cura pro vício de insistir na saudade de tudo o que ainda não foi conhecido. É Deus quem entende essa "vontade de suicídio".
Muitas pessoas confundem o nome Tupã que significa trovão em tupi guarani como sendo o deus da cultura indígena. Novamente foi uma artimanha do colonizadores, essa ideia foi colocada pelos jesuítas, durante a epoca de catequização religiosa, ao verem os índios com medo do barulho do trovão, já que o fenômeno se tratava de algo desconhecido para eles, sendo associado ao divino ou místico, diziam que Deus estava com raiva dos índios, que eles deveriam seguir as ordens e desejos dos colonizadores pra não "despertar a ira" de Deus.


Quem me dera ao menos uma vez
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes

aqui talvez renato exalta a pureza e ingenuidade dos indios, ele gostaria de ver nossa sociedade com bons olhos, da mesma forma que os índios viram os colonizadores, como boas pessoas, perfeitas e felizes.

Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos obrigado

nesse verso percebo uma mistura de fé verdadeira em Deus, com a cobrança que os índios eram os donos dessa terra e isso foi tomado sem ao menos dizer um obrigado


Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente

escutando essa estrofe você mata a charada: Renato foi atacado e criticado por seus pensamentos, ideologias, crenças e modo de vida durante sua carreira.


fica claro então ligação entre russo e os indios, que foram atacadas pelo simples fato mesquinho dos interesses materiais que o Brasil tem de sobra, portanto renato é o indio e os colonizadores são a sociedade que oprime.


Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui

Ele fecha com chave de ouro enfatizando a questão da nossa sociedade ter se tornado doente por conta da ganancia, e finaliza que ele não pode nem sofre com tudo isso, pois a sociedade machista diz que homem não chora, renato era muito oprimido por ser homossexual.

espero que você tenha gostado dessa analise! clique em inscrever-se e depois clique no sinhinho pra receber todas as notificações do canal! toda quinta feira tem video novo!



Eu sou um grande fã da arte e poesia da Legião, e se vc assistiu até aqui é pq também curte o trampo deles, eu tenho um sonho, e eu acredito que você poderia me ajudar a realizar, é simples, só enviar o vídeo no direct do Insta deles, que é o @dadovillalobos e @marcelobonfa, pois seria uma honra saber que eles mesmos assistiram ao vídeo, e ter a opinião deles quem sabe?! E eu tenho certeza que se você me ajudar eles provavelmente vão assistir o video, então conto com você nessa! Desde já gratidão a vc que compartilhar! muito obrigado pela sua audiência, tchau

 

PIMENTA NOS OUTROS É REFRESCO!



Na faculdade de direito no qual cursei até o terceiro ano e meio, tive um professor de sociologia que à época defendia (até hoje defende) os bailes funks nas periferias. Segundo ele, os bailes funks eram os únicos momentos de lazer que os jovens de periferia tinham. Perguntei: "Professor, e se o senhor morasse na periferia e precisasse acordar 4 da manhã para trabalhar ou se tivesse filho recém nascido ou ainda uma mãe já de idade e não conseguisse dormir porque os "excluídos da sociedade" não deixassem vocês dormir, será que iria mesmo assim achar normal som alto, drogas e sexo explícito na porta da sua casa só por que eles precisam se divertir? Ficou sem jeito e tentou justificar o injustificável. Conclusão: Intelectuais (ou seriam pseudos intelectuais?) que falam do alto de seus luxuosos, pomposos e seguros apartamentos é sempre fácil, quero ver é viver na pele o que a população trabalhadora passa com esses lixos (para mim é lixo sim) de bailes funks fazendo uma zona na porta de suas casas. A questão é de respeito e não de classe social!

Sidney

A REDE GLOBO É IMPARCIAL? Eduardo facção central fala sobre Globo e Bolsonaro.




Essa é uma pergunta retórica, ou seja, que já se sabe a resposta. Não, a rede Globo não é e nunca foi uma emissora minimamente imparcial. Recentemente, explodiu nas grandes mídias o caso do jogador Robinho, acusado e já condenado em primeira instância na Itália por estupro coletivo contra uma mulher albanesa. As mídias, em especial a Globo, fizeram um furdunço em cima do caso no qual tudo indica que de fato o jogador praticou tal ato, aliás, covardia. O programa Fantástico fez uma verdadeira novela do caso. O comentarista Walter Casagrande que, aliás, também não é nenhum exemplo para a sociedade, pois sabemos do seu histórico, e o narrador Cleber Machado também da rede Globo, bateram forte e foram porta vozes contrários a contratação do jogador pelo Santos. Conclusão: Contrato suspenso até que se resolva definitivamente o caso já que ainda há recursos em instâncias superiores no tribunal italiano. Entretanto, a Globo é uma emissora suja e só passa o que lhe convém ou não passa o que lhe ataca. Marcus Mellen, humorista de sucesso da emissora que por muitos anos fez parceira com Leandro Hassun no programa humorista "Os caras de pau," foi acusado há há quase um ano (já até reincidiu contrato) por mais de 30 funcionárias e a atriz Dani Calabresa, de assédio moral e sexual sendo esse último de forma bastante virulenta e agressiva. Pergunta retórica novamente: Alguém viu o fantástico ou Sr. Walter Casagrande falarem alguma coisa? Eu não. Isso só mostra o quanto a Rede Esgoto, ops, Globo, de televisão (e aqui não tem nada haver com Bolsonaro que nem nele votei e provavelmente nunca votarei) é uma emissora que jamais busca a verdade e a justiça mostrando apenas o que lhe interessa. Que tal boicotar essa emissora? Fica a sugestão!

Sidney

 


 

A INTERNET NÃO É NEUTRA.




"Olha que cachorrinho mais lindo. Odeio o Bolsonaro. Amo o Bolsonaro. Fascista. Comunista caviar." Muitos tendem a acreditar que a internet, em especial as redes sociais, são neutras no que tange o nosso dia a dia. Para essas pessoas, os algoritmos tecnológicos nada mais são do que meros algoritmos sem nenhum interferência e pretensão. Uma curtida em uma foto na praia, um meme compartilhado e engraçado, comentários, etc, são apenas ações sem motivações. Só que isso é um grande equivoco para não dizer engano. A internet não é neutra no sentido de que não interfere em nossas relações e cosmovisões de mundo. Ela dita o que iremos comer, vestir, votar, na religião ou nas ideologias políticas que iremos acreditar, e por aí vai. A força que ela e suas subsidiárias (redes sociais) exercem sobre os indivíduos é gigantesca para não dizer avassaladora. Se você for um pouco mais antenado irá perceber claramente isso. Clique, por exemplo, em um site de busca e digite a palavra automóveis e, depois, vá em seu Instagram, Facebook ou twitter para vê se não irá aparecer opções de lojas de automóveis. É impressionante. Ou digite Lula livre, Bolsonaro mito e outros, e perceba a enxurrada de links que irão te levar para assuntos relacionados ao que digitou. O mais interessante (ou contraditório) é que os "profetas tecnológicos" diziam que a tecnologia veio para que pudéssemos ter mais tempo livres uns com os outros. Só que o que está acontecendo é justamente o contrário, ou seja, estamos cada vez mais isolados e distraídos em nossas bolhas. Aliás, um dos efeitos negativos da tecnologia é a sua capacidade de nos distrair. Um site aqui, uma foto ali, uma curtida acolá e sem perceber nosso dia já saiu do lugar. Conclusão: Não se nega a importância da tecnologia e das redes sociais. Hoje, é praticamente "impossível viver" sem elas. Elas tem seus múltiplos benefícios. No entanto, se não soubermos usá-la é certeza total que irão 100% nos controlar. Agora, a menos que alguém goste de ser tratado como um robô, aí já é outra história.

Sidney

"NÃO PRECISAMOS DE ESCOLAS."




Calma: Antes de criticar o título do texto, por favor, leia até o final. Recentemente, o ex jogador e artilheiro do São Paulo FC, Françoaldo Sena, popularmente conhecido como França, disse em entrevista que não pretende mais voltar a morar no Brasil (mora no Japão há quase 20 anos), porque lá se tem respeito, higiene e principalmente educação. A palavra que mais chamou atenção em sua fala foi justamente essa última, ou seja, educação. No Brasil é bastante comum ouvir dizer que precisamos de mais educação, que uma nação se constrói com mais investimento em escolas, universidades, cursos técnicos, etc., pois só assim o país se torna de primeiro mundo. Longe de discordar desse fato, a verdade é que, a meu ver, não é esse o tipo de educação que primordialmente necessitamos, mas sim a educação de valores e princípios. Tenho um livro  (não terminei de ler), chamado: Capital Moral, de Roel Kuiper. O autor, filósofo e ex-senador do parlamento holandês, discorre em sua obra sobre a necessidade de termos mais capital moral. Por capital moral entende-se as relações não voltadas simplesmente por meio de contratos sociais, mas sim de pactos leais. Todos nós sabemos que a maioria das relações do ser humano ocidental/pós moderno, são em grande parte contratuais e não por meio de pactuais. Um exemplo simples não escrito no livro, mas deduzido por mim, eram os relacionamentos sociais feitos pelos mais antigos. Não havia tantos contratos para assegurar o cumprimento de um negócio, pois a palavra já bastava. Hoje, é praticamente impossível se fazer um negócio sem antes estar amparado juridicamente. Por quê? Porque as transações não são mais feitas com base em confiança, mas infelizmente em desconfiança. Isso significa evolução da sociedade? Não. É um retrocesso. É nessa tecla que o autor bate. Tal exemplo também serve para muitos outros, como, por exemplo, casamentos, relacionamentos entre pais e filhos, empregadores e empregados, políticos e população, etc. Sem essas capacidades morais, não adianta um ensino de qualidade ou quantidade de escolas, pois são elas que dão todo o sustento do tecido social. Fazendo uma analogia, não adianta muito uma rua ser apenas recapeada. É preciso ser definitivamente consertada. O mesmo vale para a educação. Não adianta a construção de mais escolas e universidades ou centros de pesquisa, se as relações sociais não forem feitas por meio de confianças e respeitos mútuos. Não se trata de moralismo no sentido hipócrita da coisa, mas de múltiplas reciprocidades. Enfim, a educação escolar só é eficiente no Japão porque a educação de valores é prioridade. E no Brasil se também não for assim, esquecem um país minimamente decente!

Sidney

BRASIL ANTES E PÓS BOLSONARO.

 

 

 


 

 "Ah, que saudades de 2018 para trás." Tempo onde o nosso PIB era de 10% ao ano. Onde tínhamos uma saúde pública impecável e éramos atendidos em qualquer hospital com uma dignidade sem igual. "Ah, que saudades do tempo onde não havia violência, tráfico de drogas, racismo, xenofobismo, ou qualquer outro tipo de "ismo" em nossa sociedade." Tempo onde às crianças saíam para brincar nas ruas e os pais não se preocupam com bala perdida. "Ah, que saudades." Tempo onde às empresas buscavam pessoas em casa para trabalhar porque havia emprego a sobrar. Onde não existia desigualdade social, ricos, pobres e principalmente os políticos comiam bem e usavam o mesmo hospital. "Ah, que saudades."  Mas tudo mudou à partir do momento em que no governo federal o fascista Bolsonaro entrou. De lá para cá tudo só piorou. Deixando de lado às ironias, parece que existia um país antes e hoje um depois de Bolsonaro. Longe de defende-lo, pois não tem o perfil de governo que particularmente desejo para meu país, verdade é  que dá a entender de acordo com os "intelectuais almofadinhas e os pobres modinhas" que nos governos pós democracia de 1988 até 2018 o país vivia mil maravilhas. A hiperinflação de mais de 50% no governo Sarney nunca existiu. Collor de Mello e Dilma Rousseff nunca haviam sido impchimados, Luiz Inácio da Silva, popular Lula, não havia sido preso e condenado por corrupção. Mensalão, petrolão e dólares na cueca de senadores e deputados não passavam de ilusão. Sergio Cabral, Pezão, Antony Garotinho e Rosinha Garotinha, todos ex governadores do Rio de Janeiro, nunca haviam sido presos por corrupção e super faturamento. Enfim, nada de ruim no Brasil pré Bolsonaro existia. Só que não! Conclusão: Longe de defender o "messianismo bolsonarista" como os extremistas defendem,  acreditar que antes de seu governo tudo funcionava bem, e portanto, o Brasil era um paraíso, é ser muito ingênuo para não chamar ninguém de muito de BURRO!

Sidney