sexta-feira, 30 de outubro de 2020

"indios" - Legião Urbana - significado Análise da Letra #48 - Pensando Nisso.


fala amante da musica, hoje mais uma musica muito foda da Legião Urbana, que tem diversas lendas sobre seu significado, mas vou lhe contar a historia verdadeira! depois da vinheta eu conto pra vc!
[vinheta]
numa entrevista de Dado vila lobos ao site o globo, ele conta como foi a produção dessa musica no livro Memórias de um legionário:
dado explica que Inicialmente, a música não tinha letra, era uma linha melódica harmônica que o Renato tinha criado no teclado,o instrumental de 'Índios' tinha sido gravado e, quando o disco estava para ser fechado, o dado conta que renato escreveu a letra e Logo em seguida, abriu um microfone no estúdio 3 da EMI, gravou o vocal (lendo a letra) e perguntou para os companheiros se estava bom, dado disse que ficou ótimo, mesmo assim essa voz foi refeita algumas vezes pois renato ainda queria acertar a melodia então a musica teve mais alguns ajustes.
Quando o Renato começou a cantar a letra, as estrofes não encaixavam direito na base e extrapolavam o tempo da música. O produtor da legião teve então que inventar um final ali na hora, tirando subitamente a bateria, o baixo e os teclados, e inserindo o tema final do violão junto com o som de "ventania" do teclado

Vale ressaltar que o nome da musica ter aspas, tem um grande significado, ele coloca os índios como seres inocentes e puros na época em que salvaram Pedro alvares Cabral que estava perdido e parou onde conhecemos como porto seguro hoje, a intenção dessas embarcações portuguesas era chegar até a índia dando a volta no continente africano, talvez se não fosse essa ingenuidade dos indios, o Brasil seria outro! o "indios" é Renato Russo, isso é curioso, pois em varias musicas da legião renato usa personagens pra falar de si mesmo, pode até parecer egocentrismo, mas as letram tem um material tão vasto intelectual, que podemos interpretar de diversas formas. no caso de índios, pessoas ligadas a renato dizem que ele escreveu a musica apos uma tentativa de suicídio cortando os pulsos, o cantor sempre muito reservado disse apenas que foi acidente, não para se “matar nem nada. Foi frescura, estava bêbado” explicou ele na época.

Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha

nesse primeiro verso ele deixa claro a má intenção dos colonizadores com os indios, que entregaram o ouro sem saber o quão valioso aquilo era, apenas por achar belo por conta do brilho e das cores, como prova de amizade entregou de mão beijada, é o que Don Corleone faria, mas ao contrario dos pobres indios, que nada fizeram com a "recusa" de amizade dos indios, Vito daria um jeito de acabar com os interesses da trupe de Cabral.
[cena don corleone]
Renato faz uma analogia com a historia do brasil e sua realidade atual, onde demonstra metaforicamente o comportamento egoísta e mesquinho do ser humano, que só queria se aproximar de renato por interesse de fama e dinheiro.

Quem me dera ao menos uma vez
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano de chão
De linho nobre e pura seda

mais uma vez renato trabalha com a metáfora pra exemplificar a ingenuidade dos índios com relação a sua propiá ilusão de que havia amigos de verdade, que era brincadeira esse interesse velado nos bens matérias e não no homem amigo

Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender

essa estrofe é bem curiosa pois pode se referir a "catequese religiosa" que os colonizadores trouxeram para os indios, impor uma religião, a um povo que acreditava na mãe natureza, essa metáfora explica os sentimentos depressivos de renato que ninguém consegue entender.

Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente

os índios não tinham uma perspectiva de um futuro de evolução tecnológica de maquinas, estavam felizes com o cultivo do alimento proprio e vida tranquila e amigável entre seus pares, a historia se repete na revolução industrial, onde camponeses queriam viver sua vidas tranquilas e veio a industria para impor o trabalho escravo e o consumo desenfreado, nesse verso renato russo simplesmente quer dizer que as pessoas não querem mais o bem uma das outras como antigamente, é uma sociedade capitalista onde é cada um por si.


Quem me dera ao menos uma vez
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
Fala demais por não ter nada a dizer

renato queria poder provar que mesmo com todo o sucesso e riqueza, ele não era feliz, pois não tinha as coisas simples da vida, ele critica uma sociedade que sempre quer mais, que a cobiça domina e destrói, corpos vazios, mentes vazias, cheias de ego, mas sem nada a dizer.

Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante

nesse verso vemos a alegoria do que era simples para os indios, para os colonizadores era o contrario, havia um interesse por trás na exploração do Brasil, Renato está falando que chegou num estagio da sua vida, em que queria mostrar para as pessoas que o singelo da vida é o mais importante, e não o egocentrismo de pessoas destrutivas.

Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente

mais uma metáfora muito bem colocada por renato russo, quando os colonizadores descobriram as riquezas do Brasil, a exploração foi devastadora, em "troca das terras", os colonizadores davam "presentes" como espelhos, colares, utensílios da época, justamente para escravizar, e em alguns casos extremos de tribos mais arredias eles matavam os indios de forma cruel para obter a terra.
Nesse caso a simbologia do espelho é que renato queria que as pessoas "olhassem para o próprio umbigo" pra ver o quanto vivemos num mundo louco: onde fazer o certo é errado, e fazer o errado é o certo.

Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três

na doutrina cristã existe a santíssima trindade: o Pai, Filho e Espirito Santo.
essa é uma referencia as missões jesuítas que tentavam converter os índios, no caso Pai é Deus, O Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas há um só Deus. Obviamente era confuso para o indio que acreditava na mãe natureza, entender que deus era uma unica coisa que denominava poder supremo para castigar os "pecadores" e levar as "pessoas boas" para o céu.

E esse mesmo Deus foi morto por vocês
Sua maldade, então, deixaram Deus tão triste

esse é um dos versos mais bonitos e coerentes dessa letra, dá até uma emoção de refletir sobre ela, o mesmo Deus que os homens brancos diziam amar, foi assassinado por "eles mesmos", então que amor é esse? Renato está explicando essa contradição pois se eles acreditam em Deus, essa divindade está realmente triste com a "deturpação das palavras de Deus", vale ressaltar que o brasil não foi colonizado de forma amistosa como descreve alguns livros de "historia", pois teve como maior aspecto a exploração da terra, pau brasil, e riquezas naturais que o Brasil tem até hoje, utilizavam mão-de-obra escrava dos mais fracos como indios nativos e africanos trazidos do continente vizinho, e os que resistiam eram mortos sem piedade.
A figura que renato quer representar é que ele está cansado de tanta falsidade, sua depressão só se agrava ao ver o quanto o ser humano pode ser mal.

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho

aqui literalmente esta falando dele mesmo, sua tentativa de suicídio cortando os pulsos para sangrar sozinho.

Entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim

aqui ele está se referindo a única resposta que ele poderia obter, de si próprio, pois sangrando sozinho ele entendeu que só ele poderia sair daquela situação, provavelmente uma referencia a fé que podemos ter em algo que vai nos fazer lutar contra a depressão.

E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi

provavelmente Renato fala do deus dos índios que seria a mãe natureza
Esse Deus entende a cura pro vício de insistir na saudade de tudo o que ainda não foi conhecido. É Deus quem entende essa "vontade de suicídio".
Muitas pessoas confundem o nome Tupã que significa trovão em tupi guarani como sendo o deus da cultura indígena. Novamente foi uma artimanha do colonizadores, essa ideia foi colocada pelos jesuítas, durante a epoca de catequização religiosa, ao verem os índios com medo do barulho do trovão, já que o fenômeno se tratava de algo desconhecido para eles, sendo associado ao divino ou místico, diziam que Deus estava com raiva dos índios, que eles deveriam seguir as ordens e desejos dos colonizadores pra não "despertar a ira" de Deus.


Quem me dera ao menos uma vez
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes

aqui talvez renato exalta a pureza e ingenuidade dos indios, ele gostaria de ver nossa sociedade com bons olhos, da mesma forma que os índios viram os colonizadores, como boas pessoas, perfeitas e felizes.

Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos obrigado

nesse verso percebo uma mistura de fé verdadeira em Deus, com a cobrança que os índios eram os donos dessa terra e isso foi tomado sem ao menos dizer um obrigado


Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente

escutando essa estrofe você mata a charada: Renato foi atacado e criticado por seus pensamentos, ideologias, crenças e modo de vida durante sua carreira.


fica claro então ligação entre russo e os indios, que foram atacadas pelo simples fato mesquinho dos interesses materiais que o Brasil tem de sobra, portanto renato é o indio e os colonizadores são a sociedade que oprime.


Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui

Ele fecha com chave de ouro enfatizando a questão da nossa sociedade ter se tornado doente por conta da ganancia, e finaliza que ele não pode nem sofre com tudo isso, pois a sociedade machista diz que homem não chora, renato era muito oprimido por ser homossexual.

espero que você tenha gostado dessa analise! clique em inscrever-se e depois clique no sinhinho pra receber todas as notificações do canal! toda quinta feira tem video novo!



Eu sou um grande fã da arte e poesia da Legião, e se vc assistiu até aqui é pq também curte o trampo deles, eu tenho um sonho, e eu acredito que você poderia me ajudar a realizar, é simples, só enviar o vídeo no direct do Insta deles, que é o @dadovillalobos e @marcelobonfa, pois seria uma honra saber que eles mesmos assistiram ao vídeo, e ter a opinião deles quem sabe?! E eu tenho certeza que se você me ajudar eles provavelmente vão assistir o video, então conto com você nessa! Desde já gratidão a vc que compartilhar! muito obrigado pela sua audiência, tchau

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário