Fala Amante da Música, tudo bem com você?
hoje trago uma reflexão sobre 2 das melhores vozes femininas internacionais: estou falando de Janis Joplin e Amy Winehouse, quer saber o que elas têm em comum? depois da vinheta eu conto pra vc
antes de começar essa conversa com você queria te convidar pra dar uma olhada na campanha do apoia-se, lá eu explico como funciona pra você ajudar o canal, pra facilitar seu entendimento, eu criei essa campanha mensal do apoia-se pra me ajudar com a renda, que não é só para o canal se manter, mas também pra eu sustentar minha casa e família, então se você puder ajudar é muito fácil, as doações começam em apenas 2 reais por mês e você pode fazer a diferença na minha vida e de minha família, e você ainda ganha incríveis prêmios se ajudar, como a camiseta, boné, adesivo, consultoria comigo, tá tudo explicado lá na página, dá uma olhada, chega de jabá e vamos pro conteúdo.
[transição]
ela era uma mulher em um meio eminentemente masculino e machista. Era uma branca cantando música de negra, era bissexual e "devassa" em um mundo "Puritano".
Passou a vida inteira sendo ridicularizada por ser considerada feia e por não ser uma mulher heteronormativa, ou seja, nos moldes que a sociedade tão preconceituosa queria naquela época. Janis Joplin foi diferenciada por sua voz rasgada, que não tinha muita técnica, mas que era de um sentimento tão forte, que em qualquer música que você escuta cantada por Janis é inevitável perceber a verdade e o sentimento.
Ela viveu a música como poucas, viveu pouco e cantou muito. Já a Amy Winehouse chega numa época mais atual onde o preconceito já havia sido reduzido desde a geração de Joplin. Mesmo assim suas trajetórias se assemelham no sentimento inserido nas letras e as vozes marcantes, ambas foram foguetes que alcançaram o sucesso absurdamente rápido. Janis, mais corajosa e questionadora, queria encontrar seu lugar verdadeiro, até tentou o coral na sua cidade natal, mas não gostava muito das regras. Cantava blues e country em clubes da Califórnia. Já Amy, introspectiva e apaixonada desde cedo, consumiu jazz e muita música por conta de familiares que eram músicos profissionais. Uma curiosidade é que a mãe de Amy també se chama Janis, não sei se era por causa da cantora, de qualquer forma enriquece a reflexäo.
Amy e Janis cantaram o amor e principalmente a desilusão amorosa como ninguém, eu acredito que fizeram monstruoso sucesso pois cantavam a realidade delas, jamais foi algo falso ou que as gravadoras pediam ou que estava posto na mídia que fazia sucesso. Janis joplin foi um ícone da contracultura nos Estados Unidos dos anos 60. Ela era contra o racismo, machismo e o conservadorismo da época. Amy era uma garota inglesa do século XXI, doce e ferida pela safadeza do pai que traia sua mãe abertamente e que sofreu muito com o divórcio deles. Nunca teve estrutura emocional para o sucesso, mas se tornou um exemplo de empoderamento da mulher na música. Rui Miguel Abreu, da revista portuguesa Blitz, comentou sobre a trajetória de Winehouse na indústria musical:
“É curioso perceber os passos de ligação de Amy Winehouse à indústria. O seu primeiro contrato foi de agenciamento e management, ou seja, foi o seu talento de palco que primeiro lhe permitiu entrar no mundo do espetáculo. A Brilliant! levou-a depois a assinar um contrato de publishing com a EMI, levando assim a que a sua segunda ligação à indústria acontecesse como compositora. Os discos seriam a última parte desta equação, o que revela que Amy, de fato, era tudo menos o típico rostinho bonito que primeiro é recrutado pela editora e depois aprende a cantar, se tiver sorte.”
com relação a beleza ambas tem, eu diria, belezas exóticas. Eu achava a amy muito bonita antes do look que se tornou sua assinatura, já Janis tinha um dos sorrisos mais encantadores e cativantes já visto. Ambas morreram com 27 anos, Amy no dia 23 de julho de 2011, e Janis no dia 4 de outubro de 1970, fazem parte desse grupo triste também o Kurt Cobain, Jim Morrison e o Jimi Hendrix denominado pela mídia como clube dos 27, mas isso é assunto pra outro video.
[transição]
curtiu esse vídeo? então deixa seu like, pra eu saber que vc curtiu, se inscreva e clique no sininho pra não perder novos vídeos toda quinta feira, se quiser ter um contato mais próximo comigo é só me seguir no instagram que é o @gui_fari.as
muito obrigado pela sua audiência tchau!
Referências:
Janis - http://zipansion.com/1om4P
Janis: Little Girl Blue download - http://zipansion.com/1om7W
Amy - http://zipansion.com/1omII
Documentário Amy download - http://zipansion.com/1omMZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário