quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Zé Ramalho - A Terceira lâmina Análise da Letra #102

Fala amante da música, tudo bem com você?! Hj trago uma das letras mais intrigantes, complexas e poética...dizem que a terceira lâmina simplesmente é relacionado ao terceiro disco de Zé Ramalho, entretanto acredito que essa colocação é extremamente rasa e simplória, outros relacionam o título as 3 crianças e as 3 revelações de Fátima, nessa teoria tem maior sentido com a letra que trás um tom profético sobre uma terceira guerra Mundial, mas depois da vinheta explico melhor pra você sobre essa bela poesia de Zé Ramalho.
[Vinheta]
Eu tentei entrar em contato com o Zé Ramalho pra pedir sua explicação, porém não obtive resposta, então vou manter minha interpretação pessoal.

É aquela que fere
Que virá mais tranqüila
Com a fome do povo
Com pedaços da vida
Como a dura semente
Que se prende no fogo
De toda multidão

Como ferir um povo de forma "tranquila"? Com a falta de alimento, com a falta de saneamento básico e principalmente com a falta da educação, e essas atitudes vão minando a vida de qualquer homem ou mulher, no verso seguinte penso ser uma figura de linguagem da semente que se prende no calor de uma multidão que é ferida suavemente mas não se revolta contra.


Acho bem mais
Do que pedras na mão
Dos que vivem calados
Pendurados no tempo
Esquecendo os momentos

Acredito que Zé Ramalho está dizendo que ele é mais do que atacar, ele é o ser pensante que passa seu conhecimento, você já ouvi aquela famosa frase de Luther King: "o que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons" é provavelmente a intenção de Zé Ramalho ao dizer que vivem calados, alheios ao movimento e assim deixando de viver ele acaba não criando momentos inesquecíveis.

Na fundura do poço
Na garganta do fosso
Na voz de um cantador

Um poço tem grande profundidade e podemos interpretar como metáfora da humanidade estando afundada na escuridão, largada e desamparada, descrito nos versos do poeta Zé Ramalho.


E virá como guerra
A terceira mensagem
Na cabeça do homem
Aflição e coragem

Aqui me parece a alusão a uma terceira guerra Mundial, que tbm acredito ter relação com o terceiro segredo de fatima as 3 crianças, essa mensagem na cabeça do homem causa apreensão com um fim apocalíptico, entretanto existe a coragem de encarar esse destino com honra, os 2 primeiros segredos são“A visão do inferno” e “O imaculado coração de Maria”, já o terceiro eu vou ler um trecho de um artigo que trata do terceiro segredo de fatima, liberado apenas em 2000 para o publico: "Segundo essa interpretação da Santa Sé, "o segredo consiste numa visão profética, comparável às da Sagrada Escritura, que não descrevem de forma fotográfica os detalhes dos acontecimentos futuros, mas sintetizam e condensam sobre a mesma linha de fundo factos que se prolongam no tempo numa sucessão e duração não especificadas. Em consequência, a chave de leitura do texto só pode ser de carácter simbólico."
A Irmã Lúcia, no seu encontro com o enviado do Papa, Card. Tarcisio Bertone, antes da divulgação do segredo, reafirma a sua convicção de que a visão de Fátima se refere sobretudo à luta do comunismo ateu contra a Igreja e os cristãos, e descreve o imane sofrimento das vítimas da fé no século XX.
Também segundo a Irmã Lúcia, o "bispo vestido de branco" é o Papa, ainda que a visão não pareça referir-se a um Papa específico. "


Afastado da terra
Ele pensa na fera
Que o começa a devorar

podemos interpretar que estar fora da terra seja uma metáfora, para estar com o pensamento longe, sabe aquela frase que sua vó dizia: "Cabeça vazia oficina do diabo", a fera acredito que seja uma figura de linguagem, exemplificada na frase de Hobbes: "O homem é o lobo do homem", nesse sentido o próprio homem é o causador de sua ruína, com a guerra, com fome, , com a inveja e com o ódio.

Acho que os anos
Irão se passar
Com aquela certeza
Que teremos no olho
Novamente a idéia
De sairmos do poço
Da garganta do fosso
Na voz de um cantador

penso que esse verso tem um tom de positividade, em que Zé Ramalho acredita que o povo um dia vai sair das trevas a partir da poesia critica da voz de um cantador, que pode ser o Zé Ramalho ou qualquer outro cantor ou cantora que apontam em forma de arte as mazelas do nosso Brasil e do mundo.

espero que você tenha gostado dessa analise, não deixe de se inscrever, clicar no sininho pra não perder nenhuma notificação, escreve aqui nos comentários sua opinião sobre a musica, e não esqueça de deixar seu pedido de alguma canção que você não entende a letra e seu significado, eu vou ficando por aqui, não deixe de assistir o significado de chão de giz só clicar aqui na tela, muito obrigado pela sua audiência, tchau!